Busca

domingo, 18 de outubro de 2015


Avaliação da Aprendizagem


A avaliação é um dos momentos do processo pedagógico e, portanto serve para acompanhar o desenvolvimento do aluno, ou seja, a construção do seu conhecimento.

A concepção de avaliação está diretamente ligada à concepção de educação. Desta forma, uma escola que tenha em sua prática uma concepção de educação marcada pela construção do conhecimento e da autonomia, pela participação, pela inclusão, terá uma concepção de avaliação que “parte do princípio de que todas as pessoas são capazes de aprender e de que as ações educativas, as estratégias de ensino, os conteúdos das disciplinas devem ser planejados a partir dessas infinitas possibilidades de aprender dos estudantes”. (FREITAS; FERNANDES, 2012, p.20)


Para auxiliar na análise sobre a avaliação escolar foi realizado em uma escola municipal de ensino fundamental completo uma entrevista com a professora Esmeralda¹, que atua na escola em turmas, tanto dos anos iniciais como dos anos finais. Ao ser questionada sobre os instrumentos de avaliação que utiliza e o porquê os utiliza ela respondeu: “Procuro usar diferentes instrumentos de avaliação como: provas, trabalhos, apresentações em grupo, confecção de maquetes, seminários, até mesmo os exercícios que realizam durante a aula me ajudam a ver quem está com mais dificuldade. Acredito que é importante diversificar a forma de avaliar para oportunizar que todos possam demonstrar o seu conhecimento, assim como a observação durante as aulas é uma ferramenta indispensável para conhecer o aluno”.

A professora entrevistada demonstra ter uma concepção de avaliação diferente da tradicional, uma vez que diversifica seus instrumentos de avaliação com a preocupação de ter mais informações que lhe permitam analisar o processo de aprendizagem de seus alunos.

Segundo FREITAS e FERNANDES (2012, p.28) “se bem elaborados e construídos, os instrumentos (trabalhos, provas, testes, relatórios, portifólios, memoriais, questionários, etc) têm fundamental importância para o processo de aprendizagem...” Ao se elaborar um instrumento de avaliação é preciso ter cuidar para que esteja contextualizado, com uma linguagem clara e objetiva, que explore a capacidade de leitura, escrita e argumentação.

Percebe-se na fala da professora um trabalho na perspectiva da avaliação formativa em que destaca a observação como uma ferramenta de avaliação. Ao observar e registrar os avanços e as dificuldades dos alunos ela pode “planejar e replanejar os processos de ensino, bem como planejar as possibilidades de intervenção” (FREITAS; FERNANDES, 2012, p. 30) que fará.

Existem outros instrumentos de registro que oportunizam, tanto para o aluno quanto para o professor, uma avaliação do processo. Entre eles podemos citar: o Portifólio, o Caderno de Aprendizagens e o Memorial. Estes instrumentos permitem ao aluno refletir sobre sua aprendizagem, suas dificuldades e avanços, dúvidas, conquistas, permitindo que atue ativamente na construção do seu conhecimento.

Planejar diferentes formas de registrar a aprendizagem dos alunos é de suma importância para que haja uma sequência na aprendizagem dos alunos, principalmente, para que os dados obtidos permitam uma intervenção pedagógica mais qualificada. Enfim, devemos ter sempre em mente que a função da avaliação não é medir, muitos menos dar notas.

Referências bibliográficas

FREITAS, Luiz Carlos de. FERNANDES, Cláudia de Oliveira. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 44p. (organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento). Escola de Gestores da Educação Básica, Ministério da Educação e Cultura, 2012. Disponível em http://escoladegestores.mec.gov.br/ Acesso em 03 dez. 2012
http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me000751.mp4
1 - Esmeralda é o nome fictício dado à professora entrevistada

Um comentário:

  1. Merit Casino | Fairplay online casino | xn--o80b910a26eepc81il5g.online
    Merit Casino 메리트카지노 | Fairplay online casino | xn--o80b910a26eepc81il5g.online | Fairplay online casino | xn--o80b910a26eepc81il5g.online | Fairplay online casino choegocasino | หารายได้เสริม xn--o80b910a26eepc81il5g.online | Fairplay online casino | xn--o80b910a26eepc

    ResponderExcluir